G-QJXLYG54SY

Como comprovar renda sendo autônomo?

Extrato bancário

Uma opção rápida e prática de comprovante de renda para autônomo é o extrato bancário.

O extrato nem sempre é aceito em algumas instituições e, geralmente, o documento deve apresentar as movimentações de pelo menos 3 meses. Portanto, confira antecipadamente se esse documento é aceito.

Ele pode ser obtido por meio da sua instituição financeira, seja conta PJ ou não. Basta acessar o aplicativo ou internet banking do seu banco e selecionar a opção de extrato bancário.

Declaração do Imposto de Renda

Também é possível utilizar a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) como comprovante de renda de autônomo.

Ele atesta todos os rendimentos recebidos por alguém no ano anterior (ano-base do calendário do IR).

Apesar de ser um documento oficial emitido pelo governo, em alguns casos, pode ser necessário apresentar documentos complementares, visto que a declaração é feita uma vez ao ano, podendo não estar atualizada devido a um possível aumento ou à uma diminuição da renda.

Para ter acesso à sua declaração, basta selecionar a opção “Meu imposto de renda” no no Portal e-CAC.

DASN-SIMEI 

Para o autônomo que possui uma empresa aberta na categoria MEI, é possível utilizar a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) como comprovante de renda.

A DASN-SIMEI é uma declaração enviada anualmente para a Receita Federal por todos os optantes pelo regime de tributação Simples Nacional.

Assim como a DIRF, esse documento informa todo o faturamento do MEI obtido no ano anterior.

Ela pode ser obtida no Portal do Empreendedor.

Recibo de Pagamento Autônomo (RPA)

O Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) é um recibo comumente utilizado pelos autônomos ao receberem por serviços ou produtos.

Ele também pode ser utilizado como comprovante de renda para autônomo, visto que é emitido por quem contratou o profissional e permite comprovar o pagamento e o recolhimento de tributos.

Contratos de prestação de serviço também podem ser usados como comprovante, a depender da instituição.

Decore

A Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) é um documento utilizado para a prova de informações sobre percepção de rendimentos, que só pode ser emitido por um profissional registrado no Conselho de Contabilidade)

Sua emissão ocorre mediante a apresentação de alguns documentos como recibos, extratos e a declaração do IR, por meio do site do Conselho Regional da jurisdição do profissional de contabilidade contratado pelo autônomo.

Para saber os detalhes do processo e quais os documentos necessários, é preciso entrar em contato com um contador devidamente registrado no conselho. 

Cadastro positivo

O cadastro positivo é uma iniciativa da Serasa para “fornecer às instituições financeiras um panorama mais completo sobre a vida financeira dos consumidores”.

Ele representa uma base de dados com informações sobre seu histórico financeiro.

Ele também pode ser utilizado como comprovante de renda, visto que apresenta as informações sobre as dívidas de determinada pessoa e seu histórico de “bom pagador”.

Esse documento pode ser obtido no site da Serasa.

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_instagram.pngredesp_whatsapp.png
Imobiliária

Magna Imóveis / Corretora Magna
Rua Aurora, 38
Ouro Branco - Novo Hamburgo / RS
Creci: 51.156
(51) 99117-3474 - (51) 99126-1932 - (51) 3593-1119

Contato

  Rua Aurora, 38, Novo Hamburgo

  (51) 3593-1119 / (51) 99117-3474

  8:30 ÁS 21:00

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.imobiliariamagna.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias