O que é crédito imobiliário e para que serve?
O crédito imobiliário é um empréstimo oferecido por bancos e agências financeiras, que pode ser utilizado para comprar ou construir um imóvel. Ele é uma das modalidades de financiamento mais populares no Brasil, já que a casa própria é o sonho de muitas pessoas.
Em outras palavras, o crédito imobiliário é um produto financeiro, oferecido por instituições especializadas, e que permite a aquisição de um bem imobiliário (sendo mais comum uma casa ou apartamento) por meio da utilização de um empréstimo.
Então, o bem adquirido deverá ser quitado em parcelas pré-determinadas em contrato.
Existem diversos tipos de créditos imobiliários, e alguns bancos oferecem condições especiais para determinadas modalidades.
Sendo assim, pode-se dizer que ele é ideal para quem quer comprar uma propriedade residencial por meio de pagamentos menores do que um empréstimo convencional.
Isso porque, no crédito imobiliário, as taxas variam de acordo com os índices monetários oficiais brasileiros.
Dessa forma, tem-se maior estabilidade nos valores cobrados, o que contribui com o planejamento financeiro dos clientes interessados nesses serviços financeiros.
Como esse crédito funciona na prática?
Depois que o crédito imobiliário é aprovado, o banco fornece o dinheiro para a compra do imóvel ao vendedor. O comprador, por sua vez, deverá pagar esse mesmo valor ao banco em parcelas mensais e acrescidas de juros.
Por isso, o comprador terá acesso ao imóvel e poderá utilizá-lo normalmente.
Sendo assim, as principais formas de pagamento das parcelas são por meio do Sistema de Amortização Constante (SAC) ou do Sistema Francês de Amortização, também conhecido como Tabela PRICE.
No SAC, as parcelas são decrescentes, mas o valor dos juros é variável.
Já na tabela PRICE, as parcelas são fixas, mas o valor da amortização aumenta e as taxas diminuem.